segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E COORDENADAS GEOGRÁFICAS

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

O movimento de rotação é o movimento que a Terra faz entorno do seu próprio eixo e a sua principal conseqüência é a definição dos dias e das noites. Esse movimento é realizado no sentido Oeste-Leste. Isso quer dizer que, em torno do seu eixo imaginário a Terra gira no sentido Oeste-Leste.
A associação do movimento de rotação ao movimento de translação e à inclinação do eixo da Terra diferencia a duração dos dias e das noites no decorrer do ano.
Na linha do Equador é onde ocorre a menor variação entre dias e noites, enquanto que os pólos são onde ocorre a maior variação, desse modo conclui-se que quanto maior a latitude maior a diferença.


COORDENADAS GEOGRÁFICAS

As coordenadas geográficas são de extrema importância para a localização e estudo da Terra, certamente muito utilizado na astronomia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e outras tecnologias.
A palavra meridiano vem do latim e significa “sombra do meio-dia”, o conceito surgiu da observação que a projeção das sombras ao meio dia era a mais perfeita e apontava sempre para a mesma direção, que é sempre norte-sul ou vice-versa.
Assim convencionou-se que o meridiano é a linha que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul e a continuação dessa linha no outro lado da esfera da Terra é o seu anti-meridiano.
O meridiano é medido em graus e divide a Terra em hemisfério Ocidental, à leste, e hemisfério Oriental, à oeste. O meridiano de Greenwich foi convencionado como referência do “centro do mundo”, sendo assim ele é o meridiano de 0º, enquanto que o seu antimeridiano é o de 180º. O antimeridiano de Greenwich é chamado de Linha Internacinal da Data –LID (Internacional Date Line – IDL), que atravessa o oceano Pacífico. Por convenção internacional esse meridiano é o que determina a mudança de data civil em todo o planeta.
Qualquer meridiano divide a Terra em leste e oeste, porém é o meridiano de Greenwich que será a nossa referência para determinar onde ficam os “orientais” (o oriente) e onde fica os “ocidentais” (o ocidente). E ainda, o meridiano de Greenwich é o marco zero para a medida dos meridianos, que é chamada de longitude.




Se você pensar que cada meridiano é uma linha que liga um pólo ao outro e se você tiver a uma distância X saindo do norte ou do sul em qualquer meridiano você terá um ponto equivalente em todos os outros meridianos. Se você unir esses pontos formará círculos completos e contínuos em torno da Terra, que não se encontraram em outro ponto, mas serão paralelos entre si.
Dessa forma, nós temos os paralelos que também são medidos em graus e tem como paralelo de referência a linha do Equador, que divide a Terra em Hemisfério Sul (Meridional ou Austral) e Hemisfério Norte (Setentrional ou Boreal). A medida dos paralelos é chamada de latitude, que representa o ângulo formado pela abertura entre o Equador e o ponto a ser medido.
Por fim, podemos citar como exemplo o município de São Paulo que se localiza na latitude de 23º32’51” S e na longitude 46º38’10” W.

EXERCICIOS

1) Sobre o movimento de translação da Terra, é falso afirmar:

a) As estações do ano ocorrem em função do movimento de translação e da inclinação de 23º27’ do eixo da Terra em relação ao Sol.
b) O eixo de inclinação da Terra estabelece linhas imaginárias, denominadas Trópico de Câncer no Hemisfério Sul e Tropico de Capricórnio no Hemisfério Norte.
c) Equinócio significa dias e noites iguais e ocorre em março e setembro, determinando respectivamente a primavera e o outono no Hemisfério Norte.
d) Solstício significa dias e noites extremamente desiguais e ocorre em junho e dezembro, determinando respectivamente o inverno e o verão no Hemisfério Sul.
e) A zona situada próximo ao Equador quase não apresenta diferenças na inclinação dos raios solares.

2) Quanto à incidência do Sol sobre a Terra é correto afirmar que:
a) No Ártico, no solstício de verão no Hemisfério Norte, o Sol só estará a pino no dia 21 de junho, ocasião do fenômeno do Sol da Meia-Noite.
b) Em Porto Alegre a sombra de um indivíduo desaparecerá ao meio-dia solar, no momento dos equinócios.
c) Em São Paulo, mais exatamente no local por onde passa o Trópico de Capricórnio, o Sol encontra-se a pino ao meio-dia, hora solar, no solstício de verão.
d) Na Antártida em nenhum momento haverá o Sol a pino ao meio-dia, em função da elevada altitude.
e) O Sol estará a pino somente uma vez ao ano nas cidades localizadas entre os trópicos.

3) (UFCE) Entre os elementos básicos das representações cartográficas estão as coordenadas geográficas. Sobre algumas de suas aplicações na cartografia está correto afirmar que:
a) são símbolos utilizados exclusivamente na confecção de mapas e cartas climáticas.
b) são sinais aplicados na delimitação de cotas altimétricas e batimétricas do relevo.
c) são referências gráficas que indicam áreas de mesma temperatura no globo terrestre.
d) servem para identificar zonas climáticas diferentes e constituem um sistema de orientação.
e) servem para relacionar a distância real com a distância gráfica expressa nos mapas.

GABARITO

1) B

2) C
2) Todos os dias, ao meio-dia, o Sol fica a pino, passando exatamente acima de nossas cabeças.
Costuma-se afirmar que ao meio-dia ficamos sem as nossas sombras, porque o Sol se coloca no alto do céu (Zênite), mas isso não é verdade. Dependendo da localização do observador, esse fenômeno poderá ocorrer em dois dias do ano, em apenas um, ou nunca.
Por que os trópicos são paralelos especiais? Porque delimitam na superfície terrestre uma região que pode ter o Sol na vertical. Cidades situadas entre os trópicos terão o Sol no Zênite em dois dias do ano. Cidades situadas exatamente num dos trópicos, terão o Sol no Zênite em apenas um dia do ano (início do verão). Cidades ao norte do Trópico de Câncer ou ao sul do Trópico de Capricórnio jamais terão o Sol no Zênite.
Uberlândia, por exemplo, está na região entre os trópicos. Nela, o Sol passa no Zênite no dia 17 de novembro (às 12:55 do horário de verão) e no dia 25 de janeiro (às 13:25 do horário de verão). São Paulo está situada no Trópico de Capricórnio e tem o Sol a pino no dia 22 de dezembro (às 13:02 do horário de verão). Porto Alegre, que está bem para fora da faixa dos trópicos, jamais terá o Sol exatamente no Zênite.
É claro que a trajetória do Sol no céu varia pouco de um dia para outro. Assim, se você quiser ver o Sol no Zênite para fazer testes com as sombras, é bom saber que o horário tem mais influência que a data. Se você perder a data, tente novamente no dia seguinte, no mesmo horário. Outro detalhe é que esses horários calculados são aproximados e variam um pouco, para mais ou para menos. Se a sua cidade estiver na região entre trópicos, tente descobrir quais os dias e os horários de ocorrência do Sol vertical, a cada ano.
3) D

Nenhum comentário: