segunda-feira, 8 de novembro de 2010

PARA QUEM NÃO VIU....

Conflitos étnicos ameaçam Copa do Mundo

Plantão | Publicada em 05/04/2010 às 15h35m

A África do Sul vive o temor de que o assassinato de um líder extremista branco faça estourar um novo conflito étnico no país. Morto por funcionários negros no sábado, Eugene Terre'blanche era um dos principais defensores do apartheid - movimento de segregação racial. De acordo com a polícia, Terre'blanche foi espancado até a morte pelos funcionários por problemas de salários. Os seguidores do extremista já prometem vingança e fizeram uma ameaça:

- Não enviem seus times de futebol para esta terra de assassinos, não façam isso se vocês não tiverem proteção suficiente para eles - disse Andre Visagie, também extremista, que considerou o crime uma declaração de guerra de negros contra brancos.

O partido deTerre'blanche promete vingança, enquanto o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, pede calma. Ele não quer ver provocações que alimentem o ódio racial no país às portas da Copa.

O líder da ala juvenil do partido no poder, Julius Malema, foi acusado de inflamar os negros com discursos e um cântico entoado na época do apartheid, que dizia "morte ao boer, morte ao fazendeiro". "Boer" é a forma que a população "afrikaner" branca é conhecida. O partido de Terre'blanche ligou o assassinato ao cântico.

Conflitos étnicos não passam de ameaças, mas a tensão racial já é evidente na África do Sul.

fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/copa2010/mat/2010/04/05/conflitos-etnicos-ameacam-copa-do-mundo-916248026.asp, acesso em 8/11/2010

Nenhum comentário: