segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FUSOS HORARIOS

FUSOS HORÁRIOS

Para determinar o fuso horário foi utilizado como referência o movimento de rotação da Terra e o fato desta ser uma esfera, uma circunferência. Desse modo, considerando que a Terra demora 24h para realizar uma rotação completa em torno do seu eixo é possível dividi-la em 24 faixas representando cada hora do dia. Essas faixas são chamadas de fuso e cada fuso é definido por um meridiano.
Assim, os fusos são faixas definidas por meridianos onde se pode considerar a mesma hora oficial.
Lembrando ainda que a Terra é uma circunferência e por isso tem 360º ao todo, quando se divide o valor da sua circunferência pelas 24h de rotação completa tem-se que cada fuso abrange 15º.
Isso quer dizer que a cada hora que a Terra avança em seu movimento de rotação equivale a 15º de longitude.
Cada fuso é definido por um meridiano múltiplo de 15º, assim, 15º, 30º, 45º...180º. Esses meridianos não são o limite entre um fuso e outro, mas são o meio de um fuso. A partir de um fuso múltiplo de 15º, toma-se 7º30’ para leste e 7º30’ para oeste para então ter um fuso horário. (ver figura 4).



À leste do meridiano de Greenwich acrescenta-se uma hora, à oeste diminui-se uma hora. Essa contagem foi assim determinada a partir da rotação da Terra que é de oeste para leste, se vista de cima do Pólo Norte faz o movimento horário, mas se vista de cima do Pólo Sul faz movimento anti-horário. Mas é sempre de oeste para leste. Sendo assim o Sol nasce primeiro no leste, onde o dia começa primeiro, por isso diminuímos as horas para oeste e aumentamos para leste.
A passagem oficial do dia definida pela linha da Data é marcada pelo anti-meridiano de Greenwich (longitude 180º), que define os fusos (+) 12 e (-) 12, que é onde o dia terrestre começa oficialmente.


FUSO HORÁRIO: LIMITE TEÓRICO E LIMITE PRÁTICO

Os fusos horários não são seguidos rigorosamente, pois se fossem teríamos uma mesma cidade, região ou bairro com dois fusos horários diferentes. Como entraríamos num acordo para entrar no trabalho, por exemplo.
Devido a problemas como este, além de facilitar a comunicação regional ou mesmo mundial, os países foram criando fusos horários diferentes do limite teórico (comandado pelo Sol).
O Brasil por ser um país de grandes extensões possui 4 fusos horários teóricos, no entanto por questões políticas e sociais atualmente temos como limite prático apenas 3 fusos horários. Na figura 5 abaixo podemos observar como seria se o limite teórico fosse seguido e como era o limite prático antes da diminuição de um fuso horário pelo governo Lula no ano de 2006.






Segue os diferentes porquês apresentados para justificar a mudança de fuso horário no Brasil (preste atenção na origem de cada notícia):

Mudança no fuso horário de três estados entra em vigor em 60 dias


25/04/08 - 08h40 - Atualizado em 25/04/08 - 08h43 - do G1, em Brasília, com informações da TV Globo

Acre e Amazonas terão diferença de apenas uma hora em relação a Brasília.
Pará terá o mesmo horário da capital federal.



Senado reduz fuso horário do Acre em uma hora
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, sem vetos, o projeto de lei que reduz o fuso horário do Acre e de parte dos estados do Amazonas e do Pará.

Com a sanção, que aconteceu na quinta-feira (24), a diferença do horário do Acre em relação ao horário oficial de Brasília cairá de duas para apenas uma hora.

O estado do Amazonas, que tinha seis municípios com duas horas de diferença para Brasília, ficará todo com uma hora a menos em relação à capital. Já o estado do Pará ficará todo com o mesmo fuso horário de Brasília. Antes da mudança, parte do estado tinha uma hora a menos em relação à capital.

Um dos objetivos do projeto é permitir maior integração com o sistema financeiro do país, facilitar as comunicações e o transporte aéreo. O projeto é do senador Tião Viana (PT-AC). A lei, que foi publicada nesta sexta (25) no Diário Oficial da União, entrará em vigor em sessenta dias.




Os outros motivos da mudança de fuso horário no Brasil

24/06/08 - http://www.fotolog.com.br/planetadiario


Senado aprova novo fuso horário para Região Norte

Organizações Globo radicalizam ofensiva contra medida prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e investe pesado para igualar o fuso do Pará ao de Brasília e o do Acre e de parte do Amazonas ao do restante da Região Norte.Organizações Globo radicalizam ofensiva contra medida prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e investe pesado para igualar o fuso do Pará ao de Brasília e o do Acre e de parte do Amazonas ao do restante da Região Norte

Dias após a entrada em vigor dos dispositivos da Portaria 1.220/07 que determinam que as emissoras de TV adaptem suas transmissões aos diferentes fusos horários vigentes no país em função da classificação indicativa dos programas, as Organizações Globo radicalizaram a ofensiva contra a medida, prevista no Estatuto da Criança e Adolescente e na Constituição Federal. Antes da plena entrada em vigor da Portaria (foram cinco adiamentos), as emissoras tiveram 14 meses para se adequar às regras.
Com um dia de atraso, a Globo alterou a grade da programação nos estados da Região Norte e Centro-Oeste que possuem fuso horário diverso do adotado em Brasília, "atrasando" seus programas em uma hora. Mas, ao contrário do que deu a entender na última semana, a emissora investe pesado para derrubar a classificação indicativa em todo o país.

A cartada mais recente da emissora da família Marinho não é nada modesta: a alteração do fuso horário do Norte do país, igualando o fuso do Pará ao de Brasília e o do Acre e de parte do Amazonas ao do restante da Região Norte. A intenção é uma só: evitar "maiores danos" à grade de programação da emissora na região, agora já sob as obrigações da Portaria 1.220.
A tentativa de alteração do fuso horário brasileiro sem debate público não é nova, mas com a última onda de pressão sobre os parlamentares, e com a postura submissa destes em relação ao principal grupo de comunicação do país, o que parecia impossível tornou-se uma possibilidade real. Na noite da quarta-feira, 9/4, dois dias após a entrada em vigor da regra do horário local para a programação de TV, o Senado Federal aprovou em plenário o Projeto de Lei do senador Tião Viana (PT-AC) que altera o fuso horário nessas regiões.
Com a justificativa de que o projeto pretende "facilitar o transporte aéreo, as comunicações e a integração com o sistema financeiro nacional", o PL reduz o fuso horário do Acre e de 46 cidades do Amazonas. A diferença do horário da região em relação ao horário oficial de Brasília cairá de duas para uma hora. A proposta também atinge o estado do Pará, que ficará todo com o mesmo fuso horário de Brasília.
O projeto segue agora para sanção presidencial, que pode referendar o resultado da ofensiva global e, conseqüentemente, trazer mudanças de ordens diversas às populações das regiões afetadas.

A outra estratégia da ofensiva das Organizações Globo, sempre implementada por meio da Abert, é a ameaça da apresentação, por meio do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), de uma proposta de Decreto Legislativo para derrubar a Portaria 1.220. Não é a primeira vez que o senador é porta-voz da família Marinho: em junho do ano passado Virgílio apresentou proposta semelhante para revogar os efeitos da Portaria nº 264, antigo instrumento de regulação da classificação indicativa.
A Globo já havia procurado o Palácio do Planalto para tentar novo adiamento da entrada em vigor das regras, mas recebeu a notícia de que o diálogo deveria ser feito com o Ministério da Justiça. E este, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, manteve o compromisso assumido junto ao Ministério Público Federal e às organizações da sociedade civil, refutando a possibilidade de novo adiamento.

A pressão, diga-se, é exclusiva da Globo, que se recusa a adequar sua grade de programação às faixas etárias mais baixas. Fosse isso feito (como por exemplo adequar a novela "das 8" às crianças de 10 anos), não seria necessário atrasar a programação dos estados da Região Norte, inclusive do Acre e de parte do Pará. Mas esse não é um preço que a emissora parece disposta a pagar.
Nas últimas semanas, a Abert utilizou politicamente uma pesquisa encomendada ao Ibope para afirmar que os cidadãos desses estados seriam contra a adequação da programação ao seu fuso horário. O conjunto dos dados da pesquisa, entretanto, não foram revelados, apesar da insistência deste Observatório junto ao Ibope. Mas a explicação é simples: o conjunto dos resultados evidencia que a população desses estados é majoritariamente favorável à classificação indicativa dos programas de televisão, e quer que as regras sejam respeitadas da mesma forma que nos estados do Sul e do Sudeste.

Segundo os poucos dados da pesquisa obtidos pelo Ministério Público Federal, apenas 6% dos entrevistados destas regiões disseram estar dispostos a adquirir antena parabólica em razão da adequação da programação televisiva à classificação indicativa.





EXERCÍCIOS – FUSO HORÁRIO

1) Que horas marcará um relógio na cidade de Rio Branco, quando em Brasília e Londres forem, respectivamente, 11 e 13 horas? Considerando o fuso horário antigo do Brasil.


2) (UFPR) A cidade de São Paulo está situada no fuso horário de 45º Oeste. Quando em São Paulo forem 13 horas, que horas será numa cidade localizada no fuso 75º Leste?
A) 5 horas
B) 11 horas
C) 15 horas
D) 19 horas
E) 21 horas

3) (UEL, 2006) Considere que um avião supersônico sai da cidade de Tóquio a 1h da manhã de um domingo com direção à cidade de Manaus – AM. A duração do vôo é de nove horas e a diferença de fuso horário de uma cidade a outra é de onze horas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o horário e o dia da semana da chegada desse avião na cidade de Manaus.

a) 22h do sábado
b) 23h do sábado
c) 01h do sábado
d) 10h do domingo
e) 12h do domingo

GABARITO


1) 9h

2) E

3) B

Nenhum comentário: